quinta-feira, 22 de julho de 2010

Principais características das escolas: tradicional, nova, ativa, comportamentalista e construtivista.

A escola tradicional

A autoridade não se questiona, nem se discutem as decisões. O protótipo de gestor destas escolas identifica-se com o burocrata autoritário, cuja principal preocupação é o controle da aplicação dos programas e ordens emanadas do Estado. Nessa escola o aluno recebe ordens, normas recomendações do professor e exercita a disciplina, a obediência e o espírito de trabalho. Trata-se de uma relação de superioridade do professor sobre o aluno, em que o saber aparece sob a forma de unidades isoladas de estudo, com enfoque enciclopédico definido de modo muito limitado.

O processo didático preconiza os métodos dedutivos de ensino-aprendizagem, no qual o aluno recorre o caminho de aprendizagem do abstrato para o concreto, do geral para o particular, do remoto para o próximo. A preocupação central do professor e a memorização e a repetição dos conceitos. Os materiais didáticos baseiam-se em um modelo que valoriza os livros-texto repletos de conteúdos informativos e conceituais, fragmentados de forma a serem mais facilmente memorizados pelos alunos. A avaliação dos alunos se constitui no controle da aprendizagem e se realiza unicamente mediante exames, que refletem a capacidade de retenção e de acúmulo de conhecimento memorizado pelos alunos.

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