quinta-feira, 22 de julho de 2010

A escola nova

Uma escola aberta, descentralizada e crítica da sociedade.

Nela são valorizadas as interações com o meio social e se procura enriquecer as vivências dos alunos incorporando no currículo a cultura circundante, ou seja, o contexto em que a escola está situada. Fala-se pouco em disciplina, mas muito em convivência.

A relação professor-aluno parte do princípio de que o aluno é o centro da escola, o protagonista principal do processo de ensino aprendizagem, em torno do qual se desenvolvem os programas curriculares e a atividade profissional do docente. O professor é o orientador do processo educativo.

O currículo é muito diversificado, contemplando todos os aspectos da formação integral duma pessoa.

O processo de ensino-aprendizagem centra-se na atividade e a experiência do

aluno serve de base para a educação intelectual. Introduz-se o conceito de

manipulação como princípio da aprendizagem, reforçando a ligação entre a teoria e a prática como importante para os trabalhos manuais. O professor conduz o processo de aprendizagem partindo da experiência do aluno, da observação, da manipulação, de atividades sobre realidades concretas como forma de se atingir a abstração pelo método indutivo.

A avaliação é de natureza qualitativa, valorizando a participação ativa dos alunos e o seu crescimento subjetivo dentro do processo de construção da sua aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário