quinta-feira, 22 de julho de 2010

A escola ativa

Um modelo escolar assentado na interação de todos os elementos que compõem a comunidade escolar.

As relações pessoais são privilegiadas, assim como a preocupação de manter todos os canais de informação a funcionar de forma eficaz. O poder está muito repartido. Requer uma direção apostada na animação e negociação.

Na relação professor-aluno, o professor remete-se para uma posição de facilitador de um processo de aprendizagem que é da iniciativa do aluno. A criatividade, a iniciativa, a liberdade individual, a ação e a descoberta, são valores que preconizam todas as relações de trabalho. Na organização do currículo, tudo é orientado em função dos interesses e vivências dos alunos, neste sentido os programas são muito abertos e pouco estruturados. Professores e alunos fazem coisas e aprendem em conjunto.

No processo didático, a aula é convertida numa oficina, onde os alunos aprendem destrezas, hábitos, técnicas para descobrir o mundo. A elaboração de quadros conceituais é, desta forma, secundarizados face às atividades de realização de coisas.

Na escola nova não existe um livro-texto, são os próprios alunos que constroem os seus próprios recursos educativos, com a ajuda do professor.

Quanto a avaliação, a escola ativa não dá ênfase a esta função, pois a importante é o próprio processo de aprendizagem.

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