quinta-feira, 22 de julho de 2010

A escola comportamentalista

O seu modelo pedagógico é a pedagogia por objetivos.

Identifica-se com o modelo de uma escola disciplinada, tendo como padrões elevados padrões de eficácia.

O processo de gestão, nesta escola, requer um tipo de gestão centralizada, com organogramas piramidais, uma forte dependência do poder central. A grande preocupação está na definição do papel das estruturas, funções, perfis e organogramas detalhados e normalizados. Nesta escola, a legislação e a sua correta interpretação possuem um papel fundamental, assim como tudo o que está escrito: atas, normas, memórias, etc. O estilo de direção é o do burocrata, ordenado e meticuloso que se move com facilidade no meio dos papéis.

Na relação professor-aluno, o professor converte-se num burocrata, cuja única função é interpretar em objetivos operativos e terminais os objetivos gerais definidos pelo Estado, e verificar continuamente se os alunos os conseguem atingir. A relação professor-aluno está marcada por centenas de objetivos que devem ser atingidos ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem.

Quanto a organização curricular, o saber é transmitido em pequenas unidades previamente divididas em função de objetivos específicos susceptíveis de

serem mensuráveis. O aluno recebe estes conteúdos sem qualquer relação com os seus conhecimentos prévios.

O currículo transforma-se numa estrutura fechada e excessivamente dirigida. A obsessão pela eficácia imediata da ação educativa traduz- se numa programação dos conteúdos do currículo de forma que se manifestem em condutas observáveis em cada objetivo, o que conduz a uma homogeneização de métodos e técnicas, e de receitas para cada objetivo.O material curricular centra-se basicamente no uso de livro-texto, tendo como finalidade facilitar ao professor as tarefas programadas para conseguir atingir os objetivos. Muitas vezes surgem como recursos as fichas de apoio destinadas a cobrir objetivos mais específicos. Dado que o processo de ensino aprendizagem se orienta para atingir condutas observáveis, a avaliação de cada conduta condiciona o passo seguinte de processo de aquisição de uma nova conduta.

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