domingo, 6 de novembro de 2011

Évariste Galois (1811 - 1832)



Matemático Frances muito brilhante, nascido num vilarejo ao sul de Paris, chamado Bourg-l'Egalité, hoje conhecida como Bourg-la-Reine. Filhos de Nicholas Gabriel Galois e Adelaide Marie Demante. Seu pai era prefeito de Bourg-la-Reine, um homem culto e cortês e durante seu mandato como prefeito conquistou o respeito da comunidade, sua mãe tinha formação em filosofia, literatura clássica e religião. 

Com a idade de doze anos, Évariste Galois foi para a escola no Liceu de Louis-le-Grand.Era uma instituição de prestígio e muito autoritária. Entre 12 e 15 anos ele era um aluno apático, mais sua paixão pela matemática surgiu após ler os trabalhos de Joseph-Louis Lagrange e Adrien-Marie Legendre. Em menos de cinco anos, já dominava praticamente toda a matemática de sua época, principalmente a obra de Abel e Lagrange. 

Era um jovem muito rebelde e genioso, envolvia-se em conflito com seus mestres, por isso não encontrava apoio para publicar seus artigos, levando a reprovação em vários exames, como para entrar na École Polytechnique (duas vezes) e na Academia, passando também a odiar examinadores e acadêmicos. 

Aos 17 anos escreveu um artigo onde expôs suas descobertas fundamentais entregando-o a Cauchy para que o apresentasse na Academia, e o mesmo perdeu seu trabalho. Logo após perdeu seu pai que, devido a intrigas clericais, se suicidou. Com todos esses acontecimentos ele ingressa em uma Escola Normal para preparar-se a fim de ensinar, sempre continuando com suas pesquisas. 

Em 1830 escreveu um artigo para o concurso de Matemática da Academia entregando-o para Fourier, que morreu logo depois e o artigo foí perdido. Com tantas frustrações Galois acabou por aderir às causas da revolução de 1830, foi expulso da Escola Normal e mais tarde entrou para a guarda nacional. Galois iniciou suas pesquisas com um trabalho de Lagrange sobre permutações de raízes, o que lhe deu condições necessárias e suficientes para concluir que equações polinomiais são resolúveis por radicais e, baseado nas provas de Abel, descobriu que as equações algébricas irredutíveis são resolúveis por radicais somente se o grupo de permutações sobre suas raízes também é resolúvel. 

Sobre isso forneceu um algoritmo para achar essas raízes, assim como outros postulados sempre voltados mais para a estrutura algébrica do que para casos específicos, dando um tratamento aritmético à Álgebra. Em suas obras está implícito o conceito de "corpo" que mais tarde Dedekínd definiria de forma explícita. 

Na época Galois entregou a Poisson um artigo contendo sua teoria e este o classificou de "incompreensível", mas hoje o que chamamos de "Matemática Moderna" nada mais é do que as idéias de Galois que estão chegando até nós. 

Em 1932, após seu envolvimento com Stéphanie-Félice Poterine du Motel, esta comprometida com um cidadão chamado Pescheux d`Herbinville, que descobriu a infidelidade de sua noiva e desafiou Galois para um duelo, em nome de um código de honra, o mesmo não pode evitar o duelo. 

Na noite antecedente ao duelo ele acreditava ser a última oportunidade que teria para registrar suas idéias no papel, ele escreveu cartas para os amigos explicando as circunstâncias. 

No dia 30 de maio encontrou seu adversário recebendo um tiro fatal, socorrido por um camponês, morreu num hospital para onde foi levado, aos 20 anos de idade. 































Nenhum comentário:

Postar um comentário